A França está instalando turbinas sob o mar para explorar uma fonte de energia renovável diferente: as marés 6rt3p
O projeto NH1 recebeu um subsídio de 31,3 milhões de euros da UE e vai usar as turbinas mais potentes do mundo 1z4o6h
No fundo do mar, onde as poderosas correntes das marés se movem ao ritmo da gravidade lunar, está em curso uma revolução energética que promete transformar o futuro da Europa. A França tem em mãos uma fonte de energia contínua com uma instalação em grande escala. 4mmq
A empresa sa Normandie Hydroliennes criou a iniciativa NH1 para gerar energia a partir das correntes marinhas. A instalação contará com quatro aerogeradores submarinos movidos pelas marés, que serão posicionados na Raz Blanchard, um estreito marítimo conhecido por suas fortes correntes.
O Fundo de Inovação 2023 da UE concedeu um subsídio de 31,3 milhões de euros ao projeto. Com isso, a Europa espera integrar a energia das marés à matriz energética da França e do continente, acrescentando uma fonte constante e previsível para evitar os problemas das energias intermitentes.
Energia estável e contínua 674h5l
As turbinas instaladas serão as AR3000, consideradas as mais potentes do mundo no setor de energia das marés. Cada turbina terá uma potência de 3 MW e um diâmetro de rotor de 24 metros, e seu sistema de controle avançado ajustará constantemente a velocidade e o ângulo das pás para otimizar a produção de eletricidade. Vale destacar que a estrutura marítima dessas turbinas permite que sejam instaladas em apenas 20 minutos.
Um dado interessante é que esse tipo de energia renovável oferece um fornecimento estável e contínuo, graças a forças naturais como a gravidade lunar, que gera as marés e movimenta os oceanos de...
Matérias relacionadas
Gráfico dos países com mais energia eólica instalada no mundo; categoria tende a crescer no Brasil