RJ: tubarão surge em praia na Barra da Tijuca e interrompe aula de surfe 251u5e
Animal assustou alunos e provocou correria para a faixa de areia 1g2a1w
Um tubarão foi visto no Posto 5 da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, no último domingo, 18, por um grupo de praticantes de surfe. A presença do animal assustou e provocou correria para a faixa de areia. 13a59
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
"Eu nem entendi o que estava acontecendo, só vi que todo mundo tinha saído da água desesperado", disse Juan Duarte, responsável pela gravação do tubarão e também filmmaker da escolinha que praticava nas ondas naquele horário, para o jornal Bom Dia RJ, da TV Globo.
A presença de tubarões na região não é comum. A explicação pode ser a presença de um cardume de peixes nas regiões mais rasas ou à mudança repentina na temperatura da água. "Era um tubarão-martelo, ele devia ter entre uns 2 e 3 metros", suspeitou Juan.
Entre os cuidados apontados pelos especialistas que devem ser adotados por banhistas, surfistas e demais frequentadores do litoral estão:
- Obedecer rigidamente às orientações de não entrar no mar nos pontos em que o banho de mar e outras atividades aquáticas proibidas
- Evitar entrar no mar em áreas de mar aberto, especialmente no período de maré alta
- Redobrar a atenção ao amanhecer e ao cair da tarde
- Evitar o banho, mergulho e outras atividades na foz dos rios, em áreas profundas e/ou turvas
- Evitar entrar no mar se estiver sozinho
- Não entrar no mar se estiver com qualquer tipo de sangramento ou alcoolizado
- Evitar o uso de objetos brilhantes dentro da água e sempre recolher todo o lixo produzido durante sua estadia na praia.