Frente fria derruba temperaturas nas capitais e provoca temporais em diversas regiões do Brasil 684mv
Pelo menos 5 capitais podem registrar as menores temperaturas do ano neste fim de semana 552i5i
Ao menos cinco capitais brasileiras devem marcar as menores temperaturas do ano, com a chegada da frente fria mais intensa do outono, e há previsão de chuvas volumosas, ventos fortes e ressacas no litoral.
Ao menos cinco capitais brasileiras devem registrar as menores temperaturas do ano neste fim de semana, segundo a Climatempo. A previsão está ligada à chegada da frente fria mais intensa do outono — e possivelmente de todo o ano até agora —, que também trará chuvas volumosas, ventos fortes e ressaca no litoral. 1y5c59
As capitais que podem bater os recordes de frio no ano são:
- Porto Alegre: mínima de 13°C no sábado
- Curitiba: mínima de 12°C no sábado
- Florianópolis: mínima de 16°C no sábado
- São Paulo: mínima de 15°C no domingo
- Belo Horizonte: mínima de 17°C no domingo
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) aponta queda de até 5°C nas temperaturas em todos os estados do Sul, em São Paulo, no sul de Minas Gerais, em boa parte do Rio de Janeiro e também no Mato Grosso do Sul. O órgão emitiu alerta amarelo de “perigo potencial” para queda de temperatura nessas regiões.
Chuvas intensas 6a324o
Além do frio, a frente fria deve provocar temporais, principalmente em São Paulo e no Rio de Janeiro.
Segundo o Inmet, o litoral norte paulista pode acumular mais de 200 mm de chuva entre quinta e domingo, 6. No Rio de Janeiro, os volumes podem ultraar 350 mm, superando a média de todo o mês de abril em apenas três dias.
O Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden) e o Inmet emitiram alertas para risco elevado de desastres naturais. O Inmet chegou a publicar alerta vermelho, o mais grave, para áreas do centro-norte fluminense e do sul do Espírito Santo.
Ventos e mar agitado 452c4j
O avanço da frente fria também deve provocar ventos intensos, com rajadas que podem alcançar 90 km/h entre Santa Catarina e o Rio de Janeiro. A combinação de alta e baixa pressão deve formar um “corredor de vento” sobre o Sul e o Sudeste.
A Marinha do Brasil também emitiu alerta para ondas de até 3 metros em todo o litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro, com possibilidade de ressaca. O litoral do Espírito Santo também pode ser atingido pela agitação marítima.