Acre, Rondônia e São Paulo lideram ranking de cidades mais poluídas do Brasil; veja lista 2n1i1r
Pesquisa da IQAir avaliou qualidade do ar em mais de 138 países 1n1g2k
A empresa suíça IQAir, responsável por medir a qualidade do ar em cidades ao redor do mundo, divulgou o seu relatório anual com o ranking dos municípios mais poluídos do mundo em 2024. A pesquisa se baseou em mais de 40.000 estações de monitoramento de ar espalhadas por 8.954 locais em 138 países, territórios e regiões. 4o3h6f
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
O Relatório Mundial sobre a Qualidade do Ar apontou que apenas 17% das cidades avaliadas atingiram os níveis de poluição considerados dentro da média aceitável pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Apenas sete países não ultraaram os 5 µg/m³ (5 microgramas por metro cúbico de ar) estipulados pela OMS em 2024: Austrália, Bahamas, Barbados, Estônia, Granada, Islândia e Nova Zelândia. Mayaguez, em Porto Rico, foi considerada a cidade menos poluída do mundo, com uma concentração anual média de 1,1 micrograma por metro cúbico.
Já os países com maior nível de poluição no ano ado foram República do Chade, Bangladesh, Paquistão, República Democrática do Congo e Índia. Byrnihat, na Índia, foi a região mais poluída do mundo no ano ado, com uma concentração média de níveis de poluição de 128,2 microgramas por metro cúbico.
No Brasil, o top 10 das cidades mais poluídas ficou distribuído entre os Estados do Acre, Rondônia e São Paulo. Os incêndios florestais na Amazônia quadruplicaram em setembro do ano ado, principalmente nas regiões do Acre e de Rondônia, tornando o impacto da devastação florestal e da qualidade do ar ainda pior.
Porto Velho (RO) foi a cidade mais poluída do Brasil em 2024, com uma média anual de 29,5 microgramas por metro cúbico de poluição do ar. Já as cidades de Sena Madureira (AC) e Rio Branco (AC) apresentaram 27,3 µg/m³ e 23,6 µg/m³, respectivamente, e ficaram em segundo e terceiro lugar no ranking. Veja a lista completa:
Cidades mais poluídas do Brasil 491b4f
- Porto Velho (RO) - 29,5 µg/m³
- Sena Madureira (AC) - 27,3 µg/m³
- Rio Branco (AC) - 23,6 µg/m³
- Osasco (SP) - 22,1 µg/m³
- Rio Claro (SP) - 20,8 µg/m³
- Ribeirão Preto (SP) - 19,9 µg/m³
- Carapicuiba (SP) - 19,4 µg/m³
- Xapuri (AC) - 19,1 µg/m³
- Manoel Urbano (AC) - 18,7 µg/m³
- Santa Rosa do Purus (AC) - 18,7 µg/m³
De acordo com o CEO da IQAir, Frank Hammes, o monitoramento da qualidade do ar pelo mundo auxilia na conscientização da população, além de influenciar em decisões políticas referentes aos cuidados com o meio ambiente.
"A poluição do ar continua sendo uma ameaça crítica tanto à saúde humana quanto à estabilidade ambiental, mas vastas populações continuam desconhecendo seus níveis de exposição. Dados sobre a qualidade do ar salvam vidas", diz.
"Eles criam uma conscientização muito necessária, informam decisões políticas, orientam intervenções de saúde pública e capacitam comunidades a tomar medidas para reduzir a poluição do ar e proteger as gerações futuras", completa.