Adolescentes belgas são indiciados por tráfico de formigas no Quênia 3h6v1y
Autoridades do país descreveram o ato como parte de uma tendência de tráfico de espécies menores e menos conhecidas. 5j4v66
Dois adolescentes belgas foram indiciados no Quênia nesta terça-feira, 15, por tráfico de espécies selvagens após serem pegos com mais de 5 mil formigas quenianas separadas em tubos de ensaio, informou o portal norte-americano CBS. 66542
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
A atividade, segundo as autoridades do país, dá indícios de uma nova tendência de tráfico de espécies menores e menos conhecidas.
Lornoy David e Seppe Lodewijckx, ambos de 19 anos, disseram no tribunal em Nairóbi que estavam coletando formigas por diversão e não sabiam que isso era ilegal.
O Serviço de Vida Selvagem do Quênia disse ao portal que os dois jovens e outros dois criminosos estavam envolvidos no tráfico de formigas para mercados na Europa e na Ásia, e que as espécies incluíam a Mesor cephalotes, uma formiga colhedora grande, de cor vermelha, nativa da África Oriental.
Philip Muruthi, vice-presidente de conservação da African Wildlife Foundation em Nairóbi, disse também que as formigas desempenham o papel de enriquecer os solos, permitir a germinação e fornecer alimento para espécies como pássaros.
Em conversa com a BBC, principal emissora do Reino Unido, o porta-voz da AWF, Paul Udoto, comentou que este foi o primeiro caso de "biopirataria" nessa escala no país.