Milhões de pessoas bebem água das neves da segunda maior montanha do mundo, mas acabamos de descobrir que ela está contaminada t482l
Um novo estudo encontrou carbono negro nas neves sazonais que cercam o K2 19384e
O K2 é o segundo pico mais alto do planeta, atrás apenas do Everest, e provavelmente um dos picos mais difíceis e perigosos de escalar. Deve seu nome à cordilheira do Karakoram, onde está localizado. Fica em uma área remota da Caxemira, disputada entre Paquistão e Índia, mas sua distância não impediu que a poluição o alcançasse. a2g12
E, com ela, o risco do derretimento.
Carbono negro 1rb6v
Um estudo realizado por uma equipe internacional de pesquisadores encontrou traços de carbono negro na geleira Godwin-Austen e na superfície do K2. Segundo a equipe responsável pelo estudo, esse contaminante pode representar um risco para o gelo nessa área montanhosa que alimenta um rio responsável por abastecer mais de um bilhão de pessoas com água.
O carbono negro consiste em pequenas partículas de carbono resultantes da combustão incompleta de alguns compostos. Essas partículas fazem parte dos compostos voláteis conhecidos como "material particulado" e podem afetar nossa saúde e o meio ambiente.
De acordo com a equipe responsável pelo estudo, ao se depositar na neve ou sobre o gelo, o carbono negro pode acelerar seu derretimento. Isso pode implicar na perda de massa de gelo, reduzindo o tempo que a neve permanece na superfície, acrescentam.
Coletando amostras 171da
No estudo, a equipe recolheu amostras de neve superficial nos Campos 1 e 2 do K2 entre 2018 e 2019. A coleta também foi realizada ao longo das paredes de dois poços escavados na camada de neve sobre o glaciar.
A equipe realizou uma ...
Matérias relacionadas