Script = https://s1.trrsf.com/update-1747831508/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Primeira onda de frio do ano começa nesta terça com alertas; veja a previsão 2b2o4r

Em algumas áreas da região Sul, há risco de chuva forte, raios e ventos já a partir desta segunda-feira, 26 706j3r

26 mai 2025 - 11h07
(atualizado às 12h13)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
O Sul do Brasil enfrenta temporais com alerta para chuvas fortes, enquanto Sudeste e Centro-Oeste registram estabilidade com calor e baixa umidade em algumas áreas.
Temporais voltam ao Sul com risco de chuva forte e ventanias, segundo o Climatempo
Temporais voltam ao Sul com risco de chuva forte e ventanias, segundo o Climatempo
Foto: Getty Images

A primeira onda de frio de 2025 está prevista para atingir o Brasil a partir desta terça-feira, 27, com potencial para causar quedas bruscas de temperatura não apenas no Sul, mas também em grande parte do Sudeste, Centro-Oeste e até em estados da Região Norte, como Rondônia, Acre e sul do Amazonas, segundo previsões do Climatempo. 586f3c

O Sul enfrenta instabilidades nesta segunda-feira, 26, com alerta para temporais nas regiões oeste, centro e Campanha Gaúcha, segundo o Climatempo. Nessas áreas, há risco de chuva forte, raios e ventos. Em Porto Alegre e demais regiões, as precipitações devem ocorrer em forma de pancadas, com intensidade moderada a forte.

O fenômeno é causado por um sistema de baixa pressão sobre o interior do continente, associado à circulação de ventos em baixos níveis da atmosfera, que potencializa as instabilidades na região. No extremo sul de Santa Catarina, há previsão de chuvas isoladas, enquanto no Paraná predomina tempo estável, com sol e temperaturas em elevação.

Confira a previsão do tempo nesta segunda em todo o País:

Sudeste 5e6z4o

No Sudeste, predomina tempo estável nesta segunda-feira na maior parte de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, com céu ensolarado e poucas nuvens. As temperaturas seguem em elevação, atingindo os picos máximos durante a tarde.

A exceção ocorre no litoral do Espírito Santo, onde a umidade oceânica favorece pancadas de chuva, com possibilidade de precipitações intensas em pontos isolados.

Já no interior paulista e oeste mineiro, a umidade relativa do ar pode cair abaixo dos 30% nos períodos mais quentes do dia.

Centro-Oeste 1m5t6n

O bloqueio atmosférico mantém o tempo firme, seco e quente sobre a maior parte do Centro-Oeste. Pancadas isoladas são previstas apenas no extremo noroeste de Mato Grosso.

No restante de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e no Distrito Federal, o tempo segue firme, com predomínio de sol e calor. A umidade relativa do ar fica abaixo dos 30% no centro-norte de Mato Grosso do Sul, leste de Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal.

Nordeste 61t3n

A segunda-feira será marcada por tempo instável na faixa leste do Nordeste, com previsão de chuva de moderada a forte intensidade no litoral da Bahia, Sergipe e Alagoas.

Também há condição para pancadas isoladas entre os litorais do Maranhão e do Piauí. No interior, haverá predomínio de tempo seco, com umidade abaixo de 30% em áreas de Pernambuco, sul do Piauí e oeste da Bahia durante os períodos mais quentes do dia.

Norte m3v5d

A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) mantém o alerta de temporais no Amazonas e Roraima, além de chuva volumosa no Amapá. Pancadas moderadas a fortes são esperadas no norte de Rondônia, Acre e centro-leste do Pará. Nas demais áreas, como Tocantins, predomina o sol, com baixa umidade à tarde.

Chegada da primeira onda de frio 732344

Os meteorologistas alertam que uma potente massa de ar frio de origem polar avançará sobre a América do Sul a partir desta terça-feira. Diferentemente das típicas massas de ar que perdem intensidade ao ar pelo oceano, esta terá características continentais, deslocando-se pelo interior do continente.

Isso significa que seu poder de resfriamento será maior, podendo levar temperaturas baixas para regiões onde esse fenômeno não é comum.

A previsão indica que o frio chegará em dois pulsos:

  • Primeiro pulso (27 a 30 de maio): A frente fria começará a afetar o Sul e Mato Grosso do Sul no dia 27, espalhando-se para partes de São Paulo e Mato Grosso no dia 28. Entre 29 e 30 de maio, o ar polar já deve provocar quedas acentuadas na temperatura no Sul, Mato Grosso do Sul e oeste de Mato Grosso.
  • Segundo pulso (31 de maio a 1º de junho): Reforçará o resfriamento, empurrando o frio de vez para o Sudeste e Centro-Oeste.

A previsão aponta que os termômetros podem marcar abaixo de 0 °C nos três estados da região Sul do Brasil, incluindo em áreas fora das serras. Há possibilidade de geadas generalizadas, algumas com intensidade moderada a forte, representando risco para a agricultura. Em São Paulo e Mato Grosso do Sul, temperaturas um pouco abaixo de 0 °C também não estão descartadas.

Além disso, os meteorologistas do Climatempo não descartam a ocorrência de neve ou outros fenômenos invernais no Sul do Brasil, especialmente se um ciclone extratropical se formar no oceano, trazendo umidade adicional.

Se confirmada a trajetória continental da massa de ar, o frio intenso poderá chegar a Rondônia, Acre e sul do Amazonas, provocando o fenômeno da friagem -- quando temperaturas caem significativamente, podendo atingir até 10 °C em algumas áreas.

Com a intensidade projetada, os primeiros dias de junho podem bater recordes de baixa temperatura em várias regiões. Até agora, o menor registro de 2025 foi de -3,2 °C em São Joaquim (SC), mas esse marco pode ser superado.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade