Salvador tem acumulado de chuva 17% a mais do esperado para o mês de maio nas últimas semanas 3b3k30
Isso ocorre devido ao transporte de umidade do oceano para o continente combinado à atuação de cavados nas proximidades da costa do estado 4sp2g
O litoral do Nordeste está em estado de atenção devido às chuvas que acometem a região. Em duas semanas, Salvador, capital da Bahia, recebeu 17% a mais do acumulado de chuvas esperado para todo o mês de maio, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). 3z4s5s
Ao Terra, o órgão informou que até esta sexta-feira, 16, o maior acumulado na cidade é de 352,8 mm, sendo que a média para o mês é de 302, 2 mm, conforme a Normal Climatológica 1991-2020.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Por outro lado, abril ficou 59% abaixo da média histórica esperada para o mês. O maior acumulado registrado no mês ado foi de 118,2 mm, enquanto o esperado era de 284,9 mm.
O Inmet já havia alertado que as chuvas intensas continuariam durante a semana. O litoral sul da Bahia e a região metropolitana de Salvador estão com aviso amarelo, de perigo potencial. Isso ocorre há pelo menos duas semanas, devido ao transporte de umidade do oceano para o continente combinado à atuação de cavados nas proximidades da costa deste estado.