Quem tem mais empatia: homens ou mulheres? Estudo responde! 4g567
Pesquisadores da Universidade de Cambridge tentaram descobrir quem possui maior facilidade de se colocar no lugar do outro 5q6r2h
Um novo estudo, publicado na segunda-feira (26) na revista The Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS), mostrou que, no geral, as mulheres são mais empáticas do que os homens. Ou seja, elas têm uma maior capacidade de entender o que o outro está sentindo e de se colocar no lugar dele, do que os homens. 1i4050
Para chegar a essa curiosa constatação, os pesquisadores da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, utilizaram um teste chamado "Teste de leitura da mente nos olhos", que ajuda a medir a capacidade de uma pessoa de reconhecer o estado mental ou as emoções de outra pessoa.
O teste serve, comumente, para ajudar a determinar se uma pessoa possui problemas mentais ou cognitivos. Porém, ele também pode ajudar a testar duas formas de empatia possíveis: a empatia cognitiva e a empatia emocional.
Diferentes tipos de empatia 534t3j
A empatia cognitiva é a capacidade intelectual de um indivíduo de entender o que outra pessoa está pensando ou sentindo, podendo usar esse conhecimento para prever ações desta pessoa e se colocar no lugar dela. Já a empatia emocional é a capacidade de uma pessoa de sentir as emoções da outra. Em termos populares, podemos definir como "tomar a dor do outro".
Leia mais: Empatia: como se colocar no lugar do outro e ser mais compreensivo
...
Veja também
É possível frear o gaslighting usando essas frases curtas e diretas, segundo duas psicólogas
Pessoas que costumam falar assim transmitem mais empatia e respeito e nem percebem