Saiba quais ácidos você NÃO deve usar na pele durante o dia 5r4h3l
Os cuidados com a utilização dessas substâncias devem ser ainda maiores no verão 3d4i2k
Talvez nem todo mundo saiba, mas usar ácidos na pele antes de sair ao sol pode ser muito prejudicial à saúde. Isso porque, para promover o tão sonhado efeito rejuvenescedor, alguns deles precisam acelerar o processo de renovação celular, deixando a barreira cutânea mais fina e sensível aos raios solares. 1vg4m
"O resultado é a formação de manchas ou cicatrizes no local quando as substâncias entram em contato com a luz do sol", afirma a dermatologista Fernanda Ota, do Instituto Avantgarde, que recomenda sempre a orientação de um especialista para evitar esse tipo de problema.
O que fazer e o que NÃO fazer 582a1z
De acordo com ela, todos os ácidos que são sensíveis à radiação solar e têm uma ação mais agressiva na pele precisam ser evitados durante o dia. Entre eles estão o retinoico, o glicólico e o salicílico, muito comuns nas fórmulas de dermocosméticos.
Por isso, a aplicação dessas substâncias deve acontecer durante a noite. Em alguns casos, também faz muita diferença a quantidade de produto aplicada.
Geralmente, a recomendação é usar uma porção de ácido do tamanho de um grão de ervilha, espalhando na pele de maneira uniforme, mas sempre evitando as áreas mais próximas aos olhos e boca.
Feito isso, no dia seguinte, pela manhã, é só limpar a região com muito cuidado e aplicar um protetor solar com fator de proteção de, no mínimo, 30. "E no verão, os cuidados precisam ser redobrados", alerta a dermatologista Fernanda Ota.
...
Veja também
Rugas: o que são, causas, tipos e tratamentos
Pouca gente sabe, mas esses 5 alimentos são um verdadeiro TESOURO para o seu skincare
Skincare na menopausa: quais os principais cuidados?
7 cosméticos que grávidas NÃO podem usar no skincare (retinol é um deles!)