Script = https://s1.trrsf.com/update-1747831508/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Pesquisadores encontram novo método que pode reduzir tempo para diagnosticar tumores cerebrais 24615s

Prazo, que antes era entre seis e oito semanas, agora é de duas horas 5k5cq

20 mai 2025 - 23h18
(atualizado às 23h36)
Compartilhar
Exibir comentários
Pesquisadores encontram novo método que pode reduzir tempo para diagnosticar tumores cerebrais
Pesquisadores encontram novo método que pode reduzir tempo para diagnosticar tumores cerebrais
Foto: Reprodução/Getty Images

Os pesquisadores da Universidade de Nottingham, no Reino Unido, encontraram uma forma de reduzir o tempo para diagnosticar tumores cerebrais. O novo método pode diminuir o período de classificação, que costuma ser entre seis e oito semanas, para apenas duas horas.  1i226k

Os detalhes do estudo desenvolvido em parceria com os médicos da Nottingham University Hospitals NHS Trust (NUH) foram publicados na revista científica "Neuro-Oncology". Normalmente, quando a massa é encontrada, os profissionais realizam um procedimento cirúrgico para retirar uma amostra. Ela a por um estudo no qual é identificado o tipo de tumor. 

Em entrevista ao jornal internacional 'The Guardian', Matthew Loose, coautor da pesquisa, explicou que, no Reino Unido, este processo pode levar até oito semanas e até fazer o paciente ar por mais cirurgias para se obter um resultado eficaz, atrasando a confirmação do diagnóstico e outros tratamentos.

O novo método utiliza tecnologia nanopore para diminuir este período, baseando-se em dispositivos que contêm membranas com milhares de poros que são atravessados por uma corrente elétrica. Quando o DNA se aproxima de um deles, ele é “descompactado” em fitas simples. À medida em que eles interrompem essa corrente de maneiras características, permitindo a “leitura” do DNA. 

Elas são comparadas aos vários tipos de tumores cerebrais por meio de um programa de software desenvolvido pela equipe. Os estudiosos explicam que a nova abordagem foi utilizada durante 50 cirurgias de tumores cerebrais e teve uma taxa de sucesso de 100%, oferecendo de forma rápida classificações detalhadas do tumor em minutos após o sequenciamento. 

Outro fator é que o processo custa cerca de 400 libras (cerca de R$ 3 mil), o mesmo que os testes genéticos atuais. 

"Tradicionalmente, o processo de diagnóstico de tumores cerebrais era lento e caro. Agora, com esta nova tecnologia, podemos fazer mais pelos pacientes, pois podemos obter respostas muito mais rapidamente, o que terá um impacto muito maior na tomada de decisões clínicas, em apenas duas horas. Os pacientes acham extremamente difícil esperar muitas semanas pelos resultados, o que aumenta a ansiedade e a preocupação em um momento que já é muito difícil”, disse Stuart Smith, neurocirurgião da Faculdade de Medicina da Universidade e do NUH à revista científica "Medical Xpress"

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade