Pesquisadores encontram novo método que pode reduzir tempo para diagnosticar tumores cerebrais 24615s
Prazo, que antes era entre seis e oito semanas, agora é de duas horas 5k5cq
Os pesquisadores da Universidade de Nottingham, no Reino Unido, encontraram uma forma de reduzir o tempo para diagnosticar tumores cerebrais. O novo método pode diminuir o período de classificação, que costuma ser entre seis e oito semanas, para apenas duas horas. 1i226k
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Os detalhes do estudo desenvolvido em parceria com os médicos da Nottingham University Hospitals NHS Trust (NUH) foram publicados na revista científica "Neuro-Oncology". Normalmente, quando a massa é encontrada, os profissionais realizam um procedimento cirúrgico para retirar uma amostra. Ela a por um estudo no qual é identificado o tipo de tumor.
Em entrevista ao jornal internacional 'The Guardian', Matthew Loose, coautor da pesquisa, explicou que, no Reino Unido, este processo pode levar até oito semanas e até fazer o paciente ar por mais cirurgias para se obter um resultado eficaz, atrasando a confirmação do diagnóstico e outros tratamentos.
O novo método utiliza tecnologia nanopore para diminuir este período, baseando-se em dispositivos que contêm membranas com milhares de poros que são atravessados por uma corrente elétrica. Quando o DNA se aproxima de um deles, ele é “descompactado” em fitas simples. À medida em que eles interrompem essa corrente de maneiras características, permitindo a “leitura” do DNA.
Elas são comparadas aos vários tipos de tumores cerebrais por meio de um programa de software desenvolvido pela equipe. Os estudiosos explicam que a nova abordagem foi utilizada durante 50 cirurgias de tumores cerebrais e teve uma taxa de sucesso de 100%, oferecendo de forma rápida classificações detalhadas do tumor em minutos após o sequenciamento.
Outro fator é que o processo custa cerca de 400 libras (cerca de R$ 3 mil), o mesmo que os testes genéticos atuais.
"Tradicionalmente, o processo de diagnóstico de tumores cerebrais era lento e caro. Agora, com esta nova tecnologia, podemos fazer mais pelos pacientes, pois podemos obter respostas muito mais rapidamente, o que terá um impacto muito maior na tomada de decisões clínicas, em apenas duas horas. Os pacientes acham extremamente difícil esperar muitas semanas pelos resultados, o que aumenta a ansiedade e a preocupação em um momento que já é muito difícil”, disse Stuart Smith, neurocirurgião da Faculdade de Medicina da Universidade e do NUH à revista científica "Medical Xpress".