Dia do Automóvel: veja museus (e até um hotel) para fãs de carros 3x304e
Data foi criada pelo então presidente do Brasil, Getúlio Vargas [...] 3m658
Neste 13 de maio é celebrado o Dia do Automóvel, data que teria sido criada, há mais de 90 anos, pelo então presidente Getúlio Vargas, em homenagem à primeira rodovia pavimentada do Brasil, entre o Rio de Janeiro e Petrópolis. 6m6c38
Para lembrar a efeméride, o Viagem em Pauta selecionou alguns endereços pelo mundo, inclusive no Brasil, feitos para fãs de carros.
Entre os destaques tem um pequeno museu, a mais de 300 quilômetros da capital paulista, que conta a história da primeira viagem terrestre entre o Brasil e os Estados Unidos, e outros na Alemanha, espécie de meca do setor automobilístico, onde a produção virou atrativo turístico.
Museu da Ford
Detroit / Estados Unidos
Entre os destaques do museu estão um quadriciclo de 1896 que foi a primeira tentativa de Ford de construir um automóvel a gasolina e o clássico Modelo T, um dos carros mais emblemáticos do século ado, conhecido no Brasil como "Ford de Bigode".
No local é possível ver também o Lincoln em que o então presidente estadunidense John F. Kennedy foi assassinado, em 1963, e fazer um tour na fábrica da empresa, onde o público acompanha a montagem da F-150 e os testes com robôs que fazem a verificação final da produção desse carro de 3 mil peças.
Esse atrativo com pouco mais de 36 mil m² é considerado aquele que mais leva visitantes para a cidade e surpreende pela cenografia e atividades interativas.
Porsche
Stuttgart / Alemanha
A exposição abriga cerca de 100 carros, exibidos no interior de uma estrutura futurista de aço, ado em três colunas em formato de V, que parece flutuar sobre os visitantes.
No local, é possível conhecer o esportivo Sascha Porsche, criado pelo engenheiro austríaco Ferdinand Porsche, em 1922; e modelos de competição como o Porsche 917 PA Spyder, que chegava a 360 km/h.
Mercedes
Stuttgart / Alemanha
O o às salas de exposições é feito por um elevador em forma de cápsula que sobe a 34 metros de altura, cujo acervo de 160 carros se exibe em um edifício em forma espiral inspirada na dupla hélice de DNA.
A exposição segue por sete ambientes que contam de forma cronológica não só a história da Mercedes como também a trajetória da indústria automobilística, como os primeiros projetos de modelos movidos a combustão interna, criados por Karl Benz e Gottlieb Daimler, no final do século 19, e réplicas de carros como o primeiro automóvel a gasolina, de 1886.
BMW
Munique
Dividido em grandes sete áreas temáticas, conta os mais de 90 anos da empresa em salas dedicadas a assuntos como design, tecnologia, modelos esportivos e a história da empresa com painéis interativos.
O museu funciona em uma área de 4 mil m² e abriga mais de 120 motocicletas, peças mecânicas e automóveis como o modelo Z8 usado no filme "007 - O mundo não é o bastante" e o clássico Isetta Motocoupé, um dos carros de pequeno porte mais inusitado da história do automobilismo.
Museu Mário Fava
Bariri / São Paulo
Esse pequeno museu no interior paulista conta a história de três destemidos brasileiros que, entre 1928 e 1938, protagonizaram aquela que ficou conhecida como uma das maiores aventuras sobre rodas na Terra.
A bordo de dois Fords T, a expedição em calhambeques com 17cv de potência foi do Rio de Janeiro aos Estados Unidos, considerada a primeira viagem de carro feita entre os dois países.
Esquecida por mais de 60 anos, a história é recontada nos painéis desse museu, cujo acervo se destaca pela exposição do Ford T 18 original da expedição.
Hotel para fãs de carros
É tanta paixão pelo assunto que, na Alemanha, até o setor hoteleiro presta homenagem ao mundo do automobilismo.
No V8 Hotel, em Stuttgart, cada um dos quartos é decorado com peças automotivas e simula ambientes como drive in, lava rápido, garagem e posto de gasolina. Dá até para dormir sobre réplicas de carcaças de carros como a unidade em que o Herbie, o protagonista do filme "Se meu fusca falasse", serve de cama.
O hotel funciona em um edifício de estilo Bauhaus, localizado no mesmo terreno de um antigo aeroporto da região.