Machu Picchu se tornou um destino turístico mundial. Agora enfrenta uma consequência indesejada: morrer de sucesso 3k4w3b
As autoridades acreditam que a cidadela inca sofre com uma "sobrecarga turística" e alertam sobre os riscos 6p5f5e
Machu Picchu é um dos ícones mais populares do Peru, um de seus maiores tesouros patrimoniais e um poderoso ímã para turistas que, apenas nos dois primeiros meses de 2025, atraiu mais de 191.000 visitantes, quase 17% a mais que em 2024. 4o1v1u
Por essa razão, a cidadela inca de Cusco enfrenta a mesma ameaça que paira sobre outros grandes destinos internacionais, como o monte Fuji, as zonas monumentais de Roma, Veneza e Florença e as pirâmides de Gizé, no Egito: a saturação turística.
Foi exatamente esse o alerta que as autoridades peruanas acabaram de emitir, lançando um aviso a todos: a "sobrecarga turística" da cidade inca ameaça sua conservação.
Nota de alerta i238
A Controladoria Geral da República, um órgão autônomo responsável por zelar pelos bens e recursos do Peru, acaba de emitir um alerta ao Ministério da Cultura do país: Machu Picchu está sofrendo uma "sobrecarga turística". O problema foi identificado tanto na antiga cidadela quanto na Rede de Caminhos Inca (Qhapaq Ñan), o sistema viário dos incas.
Após verificar o fluxo de visitantes, a Controladoria Geral concluiu que há um excesso de turistas que coloca "em risco" a conservação de ambos os locais e afeta sua "estrutura e ecossistema". E, caso esse alerta ainda não seja claro o suficiente, acrescenta: se essa situação persistir, Machu Picchu poderá acabar na lista de Patrimônio Mundial em Perigo da UNESCO, um risco que já enfrentou há alguns anos.
Qual é o problema? q4u3x
O órgão peruano apresenta dados concretos para ...
Matérias relacionadas