Script = https://s1.trrsf.com/update-1747831508/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Racionais recebem título de Doutor Honoris Causa pela Unicamp 2d693g

Três auditórios do Centro de Convenções da Unicamp ficaram lotados de estudantes, professores e fãs do grupo de rap 291g6s

7 mar 2025 - 17h11
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Integrantes do Racionais MCs fizeram discursos emocionantes agradecendo pela honraria e refletindo sobre suas trajetórias. na cerimônia de entrega do título de Doutor Honoris Causa, concedido a personalidades que se destacam em suas áreas de atuação.
O título de Doutor Honoris Causa é concedido a personalidades que se destacaram em suas áreas, como as artes.
O título de Doutor Honoris Causa é concedido a personalidades que se destacaram em suas áreas, como as artes.
Foto: Antônio Scarpinetti

A cerimônia de entrega do título de Doutor Honoris Causa ao grupo de rap Racionais MCs lotou três auditórios da Universidade de Campinas, Unicamp, nesta quinta-feira, 6 de março. 3k2a33

Os quatro integrantes do principal grupo de rap nacional fizeram discursos curtos e tocantes. O primeiro a falar, Mano Brown, contou que foi “um jovem afoito. Estudei muito pouco. Não tive tempo para estudar. Era uma questão de matar fome”, disse.

O líder do Racionais contou que quando quis estudar, se sentiu “um excluído na escola. Não me adaptava. Não aprendia, não tinha amigos. Então, hoje, recebendo esse título de doutor, o que eu posso fazer é agradecer, do fundo do meu coração, em nome da minha mãezinha”.

Ele jurou lealdade. “Na verdade, quero renovar os votos de lealdade”, disse, explicando que “a causa é maior que nós. Depois de nós, virão outros. A gente foi só a faísca na época das cavernas. Os jovens são o futuro. Eles estão fazendo a revolução. Uma revolução online”.

Voz Ativa foi o gatilho 691u2

KL Jay agradeceu aos produtores do Clube do Rap, “o primeiro grande encontro, o embrião, eu e Eddy Rock fomos fazer uma apresentação lá. O Brown e o Ice Blue vieram falar com a gente. Ali foi o primeiro grande encontro”. O DJ também lembrou dos encontros na estação São Bento do metrô, onde o hip hop de São Paulo nasceu.

O terceiro a falar, Ice Blue, agradeceu seu Isac, um pai de santo que “me ensinou o que é o certo e o errado. Minha mãe, quando percebeu que eu ia dar problema, me deixou lá com ele”. Ele lembrou de ter apanhado no dia do lançamento do primeiro disco do grupo. Agradeceu também a gravadora Zimbabwe, que acreditou no Racionais MCs, e falou das festas, onde estava sendo feita uma “construção” de orgulho preto.

O discurso de Eddy Rock foi em forma de poesia. Ele leu uma das primeiras composições do Racionais, a histórica Voz Ativa, de 1992. “Deve ter sido o gatilho para que hoje a gente esteja aqui”.

Além de fãs e autoridades, a cerimônia contou com o ex-senador e hoje deputado Eduardo Suplicy. “Acompanho e iro a obra dos Racionais desde muito tempo. E não poderia deixar de comparecer”, disse ele, sentado na primeira fila do auditório principal. 

Fonte: Visão do Corre
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade