Script = https://s1.trrsf.com/update-1747831508/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Como fazer um bom churrasco? 6 dicas para arrasar no preparo 427d

Especialista comenta dicas importantes para saber como fazer um bom churrasco e surpreender a todos os seus convidados w2f22

27 abr 2025 - 14h46
Compartilhar
Exibir comentários

O churrasco é algo muito tradicional no Brasil: mais do que uma refeição, essa é uma verdadeira reunião de lazer entre as famílias ou grupos de amigos. Porém, apesar de ser tão comum por aqui, o churrasco exige um certo conhecimento para ser bom de verdade e surpreender a todos os convidados. s6fd

Confira as melhores carnes para fazer no churrasco
Confira as melhores carnes para fazer no churrasco
Foto: Shutterstock / Alto Astral

Isso porque, desde a escolha da churrasqueira até o ponto da carne, tudo interfere na qualidade do seu churrasco. E, para te ajudar a arrasar na próxima reunião de família ou com os amigos, veja a seguir dicas de especialista sobre como fazer um bom churrasco:

Escolha da churrasqueira 5n6ny

Tudo começa com a escolha da churrasqueira (ou improvisar uma). Não é preciso ter uma churrasqueira de alvenaria ou equipamento profissional para fazer um bom churrasco. Modelos portáteis, elétricos ou até mesmo uma grelha sobre tijolos podem dar conta do recado, desde que haja cuidado com a segurança e controle do calor.

"O importante é garantir uma base estável e usar carvão de boa qualidade. A grelha deve estar a cerca de 30 cm da brasa, com calor forte, mas sem labaredas", orienta Eliane Londrina, professora e especialista em churrasco do Instituto Gourmet.

O momento de acender a churrasqueira 1ok6p

Depois de escolher uma churrasqueira, é preciso saber como acendê-la corretamente. O correto é usar acendedores próprios (sólidos ou líquidos) e evitar produtos como álcool ou gasolina, que são perigosos e comprometem o sabor da carne. Vale dizer também que a melhor brasa é aquela uniforme, sem chamas altas.

Escolha das carnes 463u2p

Temido por muitos, esse é um dos momentos principais para garantir uma carne suculenta no prato ao final do processo. Cortes como fraldinha, picanha, contrafilé e costela são clássicos, cada um com seu sabor e tempo ideal de preparo.

"Ao escolher a peça de carne, verifique o marmoreio, que são aquelas 'linhas brancas' na carne. Elas são um grande indicativo de maciez e sabor", explica Eliane. Evitar carnes com cor esbranquiçada ou odor forte também é fundamental.

Temperos 4y5n1j

Muita gente pensa que o sal grosso é o único tempero possível para um churrasco, contudo isso não é necessariamente verdade. Marinadas com ervas, alho e azeite podem ser interessantes para cortes mais grossos ou carnes brancas, como frango, peixe e suínos.

O mais importante é temperar a carne com antecedência, de acordo com a especialista, para que ela absorva melhor os sabores.

O ponto da carne 4j6l1q

Já na grelha, é preciso cuidado para alcançar o ponto certo da carne, para não ficar crua ou borrachuda. Carnes mais nobres, como a picanha, devem ficar no máximo 5 a 7 minutos de cada lado, dependendo de sua espessura. Já a costela exige preparo lento e prolongado, podendo levar de 4 a 6 horas no fogo brando para atingir a maciez e o sabor ideais.

Em ambos os casos, é preciso ter paciência e atenção. Virar a peça só uma vez e respeitar o tempo de descanso após sair do fogo são coisas que fazem toda a diferença no resultado.

Além das carnes 3s4s1d

Por fim, é preciso lembrar que não é só carne que deve haver em um churrasco - é importante investir nos acompanhamentos. Opções como pães de alho, legumes assados e queijo coalho são uma ótima pedida e agradam a todos, inclusive aquele amigo vegetariano! Para completar o prato clássico de churrasco, um arroz soltinho com feijão-tropeiro e vinagrete são indispensáveis e vão garantir elogios.

Alto Astral
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade