Script = https://s1.trrsf.com/update-1747831508/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Turismo 1q15p

Oferecimento Logo do patrocinador

Conheça o parque com cachoeira, em plena zona norte de São Paulo 1p6729

O parque fica em plena zona norte de São Paulo [...] 334c6w

20 fev 2025 - 07h58
(atualizado em 21/2/2025 às 08h17)
Compartilhar
Exibir comentários

Nem só com parques urbanos como o Ibirapuera e o do Carmo se faz turismo ao ar livre, na cidade de São Paulo. Ou vai dizer que você sabia que tem parque com cachoeira, em plena zona norte? 425l6t

De acordo com a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, a capital paulista tem mais de 100 parques e cerca de 40 mil hectares protegidos, em onze Unidades de Conservação municipais.

E a Cantareira, com cachoeira e tudo, é uma delas.

Núcleo Engordador
Núcleo Engordador
Foto: Eduardo Vessoni / Viagem em Pauta

O Núcleo Engordador, na região do Tremembé, é a versão histórica da Floresta Cantareira, considerada uma das maiores florestas urbanas do mundo.

Aberto ao público, em 1992, o parque tem atrativos que contam a história do abastecimento de água na cidade, como a Barragem do Engordador e a Casa da Bomba.

O pequeno museu fica em uma construção de 1894, onde estão expostas uma caldeira e duas bombas. Mas, certamente, você não vai querer atravessar São Paulo só para ver uma máquina a vapor de origem inglesa e outra a diesel de origem alemã.

"Uma coisa que o pessoal aqui de São Paulo não sabe é que nós contamos com cachoeiras dentro do Núcleo do Engordador [na Cantareira]", lembra o biólogo Ivan Zaragueta.

CONFIRA VÍDEO

Atualmente, o núcleo tem três opções de caminhada, todas autoguiadas: a Trilha do Macuco (650 metros e grau de dificuldade fácil), Trilha de Mountain Bike (4 km / médio), em área de pedra e indicada para ciclistas mais experientes, e a Trilha da Cachoeira, com três quilômetros de extensão.

É preciso avisar que, apesar do nome, tecnicamente, o que se vê são mais quedas d'água do que uma cachoeira em si. Ainda assim, a trilha de dificuldade média vale o esforço, sobretudo, nesses dias de calor extremo.

A trilha é circular e cruza diversas vezes o ribeirão do Engordador, onde o visitante encontra três quedas d'água. Além da floresta preservada ao longo do percurso é possível avistar o antigo tanque de captação de água construído no começo do século XIX.

No entanto, no dia em que o Viagem em Pauta esteve no local, um dos trechos estava bloqueado devido a queda de árvores e de uma pequena ponte de madeira.

Zaragueta conta também que a Cantareira tem papel fundamental na preservação da biodiversidade do sistema em que estamos inseridos, o bioma Mata Atlântica.

"Essa importância é tão grande que se, não tivéssemos esse parque, a população aria sede. Ele serve como uma esponja, é ele que preserva os aquíferos, os locais onde a água vai brotar e chegar até o encanamento da sua casa", explica o biólogo.

Trilha da Cachoeira
Trilha da Cachoeira
Foto: Sec. de Meio Ambiente/Reprodução / Viagem em Pauta

SERVIÇO

Floresta Cantareira - Núcleo Engordador

Estrada Particular da Pedreira, s/n. Jd. Cachoeira - São Paulo/SP.

De quarta a domingo, das 8h às 17h (entrada até 16h).

Ingresso: R$ 60 (inteira) e R$ 30 (meia) - com o livre às três áreas de visitação da Cantareira: Pedra Grande, Águas Claras e Engordador.

Viagem em Pauta
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade