"Vila fedorenta"? Moradores rebatem falas de Maria de Fátima, de 'Vale Tudo', sobre bairro da zona norte do Rio 2t3mh
Personagem trata Vila Isabel como se fosse uma favela, o que o bairro de Noel Rosa está longe de ser 415r3m
A Vila Isabel foi fundada em 1872, inspirada na arquitetura parisiense. Projetada com ruas largas e arborizadas, o nome homenageia a princesa Isabel e teve como moradores ilustres os sambistas Noel Rosa e Martinho da Vila. É um bairro de classe média.
Se Noel Rosa fosse vivo, não ia gostar nada de como a personagem Maria de Fátima, da novela 'Vale Tudo', fala da sua Vila Isabel. A vilã odeia pobre e chama o bairro onde a mãe mora de “vila fedorenta”. Moradores dizem que ela reforça o preconceito com a zona norte carioca, apartada da zona sul, que é chique, rica e turística. 18255t
“Maria de Fátima tem uma visão distorcida. É uma pessoa ignorante, que desconhece a riqueza do bairro, sua história, sua beleza. Nota-se um preconceito pelo bairro se localizar na zona norte. Se fosse na zona sul, quem sabe Vila Isabel fosse mais cheirosa”, ironiza Viviana Assunção, designer, 44 anos, criada no bairro.
Para Calu, 32 anos, residindo há dois na Vila Isabel, “para quem mora na zona sul, a zona norte, não importa onde, é tudo, indiscriminadamente, pobre. Mas de forma alguma Vila Isabel é um bairro de quebrada, de forma alguma”, reitera o professor e mestrando da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).
Vila Isabel está no início da zona norte 5bt5v
A Vila Isabel tem o estádio do Maracanã, o renomado colégio federal Pedro II, uma unidade da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e a famosa estátua de Noel Rosa – outro sambista famoso morou no bairro, Martinho da Vila.
Os dois morros com favelas, Mangueira e Macacos, não fazem a boêmia Vila Isabel deixar de ser classe média, diz André Fernandes, jornalista e criador da Agência de Notícias das Favelas (ANF), no Rio de Janeiro.
Ele morou em Vila Isabel. “É um bairro residencial e boêmio. É zona norte, mas não tem absolutamente nada a ver com favela, tem casas maravilhosas, luxuosíssimas, apartamentos, mora uma galera classe média lá”, descreve.
Segundo o Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Vila Isabel tem 65.790 moradores. O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é 0,901, considerado alto.
A diretora estratégica Carmem Valdez, que mora há 15 anos em Vila Isabel, resume como enxerga o bairro, com inúmeras linhas de ônibus, comércio e serviços: é uma “Copacabana sem praia”.