Beleza no prato: 7 alimentos que transformam o aspecto da pele 4m502g
Médica indica sete opções de alimentos naturais que ajudam a promover mais beleza e saúde para a pele 1g2lg
Se engana quem acredita que bastam tratamentos estéticos e bons cosméticos para garantir uma pele bonita e saudável. Isso porque, na verdade, uma alimentação rica e balanceada é indispensável para promover o aspecto bonito e jovial da derme. Isso quer dizer que, para ficar cada vez mais bela, é necessário que os bons hábitos comecem no prato. js5y
Para contar um pouco mais sobre alimentos que podem deixar a pele e os cabelos ainda mais bonitos, a médica pós-graduanda em dermatologia clínica Mônica Batista, especializada em Harvard, lista algumas iguarias que são ricas em benefícios para a saúde e, consequentemente, para a beleza. Confira:
1. Açafrão 1i4e5u
O açafrão, que também é conhecido como cúrcuma, é um aliado do estímulo de colágeno da pele. Além disso, ele clareia, combate irritações e previne o envelhecimento, explica Mônica. "O seu consumo ajuda a evitar a vermelhidão da pele, inflamação, combatendo a acne. Pode ser uma opção como tempero de vários pratos e também em máscaras caseiras, em uma mistura com açúcar e um pouco de água", recomenda.
2. Gengibre 203p6c
O gengibre é um ótimo aliado da beleza em vários aspectos. "Isso porque, por ser um termogênico natural, ele auxilia a clarear, tonificar e minimizar sinais de idade, sendo bem potente e queridinho de muitas pessoas. Suas propriedades atuam na derme deixando-a com maior brilho natural e saudável, diminuindo o efeito da acne", explica a especialista.
A profissional recomenda o consumo de gengibre através de cápsulas ou chás sem açúcar. "Se incluso no suco verde com couve, limão e maçã, também tem um ótimo potencial para deixar a pele ainda mais bonita", acrescenta.
3. Limão v363a
É necessário ter cautela ao ar limão na pele, destaca Mônica. Porém, consumir o seu suco, que é rico em vitaminas e minerais, minimiza a quantidade de imperfeições da pele, como cravos, acnes, manchas e tem um potente efeito detox.
"Consumir limão como tempero de saladas, sucos e picolés, por exemplo, é uma ótima fonte de vitamina C que protege a pele dos radicais livres, deixando-a mais jovem e aveludada", afirma.
4. Cenoura 4p4b60
A cenoura é um alimento que possui uma grande quantidade de nutrientes essenciais que ajudam a cuidar da pele. Isso porque, por ter betacaroteno e fibras, essa raiz tem poder antioxidante, além de vitamina A e vitamina C, que aumentam a imunidade do organismo.
"Para a pele, ajuda a revitalizar a pele do rosto e turbina o bronzeado, reduzindo o efeito do envelhecimento da pele também. Pode ser consumida cozida, em saladas ou sucos, como de laranja e cenoura", indica a médica.
5. Aveia w5c40
A aveia é um cereal muito completo e tem inúmeros benefícios para a saúde, contribuindo com bons carboidratos, vitaminas e minerais. "Seu consumo está aliado ao bom funcionamento do intestino, que auxilia na beleza da pele, além do seu alto poder de hidratação. Pode ser consumida como farinha em porções de frutas, adicionadas aos sucos e até mesmo como esfoliante natural, que remove as impurezas da pele e células mortas", explica Mônica.
6. Quinoa 5l4u24
Rica em proteínas vegetais, a quinoa é rica em propriedades benéficas à saúde. Por isso, é considerada como um dos melhores alimentos de origem vegetal para consumo humano. É fonte de vitaminas como A, C, B1, ferro, fósforo, ômega 3 e 6, entre outras. Pode ser incluída na alimentação através de sucos detox, ajudando a renovar as células da pele e combater os radicais livres, indica a profissional.
7. Cavalinha 1t4b46
Conhecida por seu poder emagrecedor, a cavalinha é uma planta medicinal que ajuda a desinchar e queimar gorduras. Além disso, ela tem efeito desintoxicante, capazes de curar várias enfermidades.
"Na pele, tem ação adstringente, que auxilia na redução da oleosidade da derme, combatendo e evitando o aparecimento de espinhas, deixando-a mais com mais elasticidade e ainda fortalecendo as unhas e cabelo, além de ajudar a diminuir e evitar a celulite", conclui a médica pós-graduanda em dermatologia clínica.