Sofre com prisão de ventre? Conheça 8 frutas que soltam o intestino 3j6s5w
Para quem sofre com prisão de ventre, incluir certas frutas na dieta pode ser uma forma natural de estimular o funcionamento intestinal. Essas frutas geralmente são ricas em fibras, água e, em alguns casos, compostos específicos que auxiliam na função laxativa. 272i6b
As principais frutas que podem ajudar a soltar o intestino incluem:
Laranja (especialmente se consumida com o bagaço)
É uma boa fonte de água, que ajuda a hidratar e amolecer as fezes. O bagaço da laranja é rico em fibras, sendo essencial para estimular o movimento intestinal.
Mamão
Rico em água e fibras, o mamão é um excelente aliado do intestino. Ele também contém papaína, uma enzima que auxilia na digestão de proteínas, o que pode contribuir para um trânsito intestinal mais eficiente.
Ameixa
Seja fresca ou seca, a ameixa é amplamente conhecida por suas propriedades laxativas. Ela contém tanto fibras solúveis quanto insolúveis, que ajudam a amolecer e aumentar o volume das fezes. Além disso, a ameixa contém sorbitol, um açúcar natural, com efeito laxante.
Kiwi
É rico em fibras e também contém uma enzima chamada actinidina, que pode estimular os receptores do cólon, auxiliando na motilidade intestinal e facilitando a evacuação.
Figo
O figo, tanto fresco quanto seco, é uma boa fonte de fibras que contribuem para a regularidade intestinal. Ele também contém ficina, outra enzima que auxilia na digestão.
Manga
A fruta é rica em fibras solúveis, que absorvem água no trato digestivo. Elas formam um gel que ajuda a regularizar o intestino.
Abacaxi
Rico em fibras e bromelina, enzima que auxilia na digestão e no bom funcionamento do sistema digestivo, o abacaxi também é rico em água.
Maçã com casca
A casca contém pectina, uma substância que facilita a evacuação. Já a maçã sem casca, que contém mais pectina, pode contribuir para a constipação intestinal.
"O ideal é consumi-las in natura e combinadas com uma boa hidratação, pois a água é essencial para que as fibras dessas frutas tenham o efeito esperado no trânsito intestinal", diz o médico nutrólogo, Cláudio Mutti.
Dicas para incluir frutas laxativas na dieta: 4l1t
Varie as opções: Inclua diferentes tipos de frutas garante uma variedade de nutrientes e fibras.
Aumente o consumo gradualmente: Para evitar desconfortos como gases, aumente a ingestão de fibras gradualmente.
Beba bastante água: A água é essencial para que as fibras possam exercer seu papel na formação de fezes macias e na estimulação do trânsito intestinal.